Para ser santo é antes de tudo preciso ser humano. É despir-se da vaidade e entregar-se à vocação e à árdua, porém gloriosa, missão de dedicar-se aos irmãos em Cristo, sendo por vezes seu consolo, sua esperança, sua direção e seu milagre.
 

Frei Damião - o Santo do Nordeste é a história do capuchinho italiano que chegou ao nordeste brasileiro na década de 30 e que por 66 anos tornou-se um andarilho em busca da salvação das almas.
 

Em vias de ser canonizado pelo Vaticano, resta-nos saber quem é Pio Gianotti, o homem antes do religioso que desde criança entregou-se a Deus e seus desígnios.  O jovem seminarista e sua triste experiência como soldado durante a I Guerra Mundial. Os medos e desejos desse verdadeiro soldado da fé. Os "bastidores" durante as Santas Missões no interior nordestino. A saúde e a doença, os amigos e companheiros de jornada evangelizadora.
 

Através de reconstituições, imagens inéditas de arquivo e depoimentos de pessoas que conviveram ou foram tocadas por sua fé, apresentamos a história do homem por trás do santo, seu estilo próprio de catequização, polêmicas envolvendo política e sermões de cunho conservador, a comoção pela sua partida e os relatos de milagres que fizeram a sua fama.